Eleições 2020: candidatos a prefeito fazem campanha nesta sexta-feira em Belo Horizonte

Por Agnaldo Santos e Herick Rios em 16/10/2020 às 17:56:31

√Āurea Carolina (Psol) se reuniu com representantes de movimentos sociais, Bruno Engler (PRTB) fez campanha no Mercado Central, Jo√£o Vitor Xavier (Cidadania) participou de um encontro com ambientalistas e Alexandre Kalil (PSD) participou de uma reuni√£o com representantes do setor de cinema. Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte fizeram campanha nesta quinta-feira (15) para agenda de campanha eleitoral na capital mineira. Veja em ordem alfabética como foi o dia dos candidatos acompanhados pela TV Globo: √Āurea Carolina (Psol), Bruno Engler (PRTB), Jo√£o Vitor Xavier (Cidadania) e Kalil (PSD).

√Āurea Carolina

√Āurea Carolina (Psol) se reuniu com representantes de movimentos sociais

Reprodução/TV Globo

√Āurea Carolina (Psol) se reuniu com representantes de movimentos sociais que discutem mobilidade urbana. Ela apresentou um plano para o transporte público na capital.

A candidata recebeu uma cartilha com propostas relacionadas a essa √°rea. O encontro foi no bairro Bonfim, na Regi√£o Noroeste de Belo Horizonte. Entre as sugest√Ķes discutidas est√£o a redu√ß√£o do pre√ßo da passagem e a amplia√ß√£o de trechos exclusivos para ônibus.

"A gente prop√Ķe uma revis√£o da forma de financiamento, dos contratos para que a tarifa seja mais barata, para que haja melhoria na qualidade do servi√ßo. Isso envolve uma corre√ß√£o na política tribut√°ria para poder subsidiar o transporte. Passa por um investimento que priorize a gest√£o pública, com a prefeitura assumindo de volta o controle, com interesse público passando na frente e n√£o o interesse dos grandes empres√°rios. E também a prioriza√ß√£o do transporte coletivo com 360 quilômetros de faixas exclusivas para os ônibus circularem com mais velocidade e com mais conforto para a popula√ß√£o", falou ele.

Bruno Engler

Bruno Engler (PRTB) fez campanha no Mercado Central

Reprodução/TV Globo

O Mercado Central foi o ponto escolhido pelo candidato Bruno Engler (PRTB) para fazer campanha nesta sexta-feira. Ele chegou acompanhado de apoiadores no fim da manh√£. O candidato conversou com comerciantes do mercado e eleitores.

Bruno Engler afirmou que, se eleito, vai flexibilizar as regras de funcionamento do comércio e que vai analisar formas de renegociar dívidas de empres√°rios para aquecer a economia da capital.

"A gente vai ter que sentar com o comércio para buscar uma desburocratiza√ß√£o, para facilitar o funcionamento. A gente vai voltar com o comércio em hor√°rio integral. Esse negócio do hor√°rio diminuído n√£o ajuda em nada a pandemia, só atrapalha o comerciante. A gente vai buscar a renegocia√ß√£o de taxas e tributos para as pessoas que est√£o passando por dificuldades, a gente n√£o pode permitir que essas empresas quebrem", disse ele.

Jo√£o Vitor Xavier

Jo√£o Vitor Xavier (Cidadania) participou de um encontro com ambientalistas

Reprodução/TV Globo

Jo√£o Vitor Xavier (Cidadania) participou de um encontro com ambientalistas em um hotel na Regi√£o Centro-Sul de Belo Horizonte. O candidato disse que, se for eleito, vai dar protagonismo aos movimentos ligados a essa causa.

Ele afirmou ainda que pretende repensar a política de urbaniza√ß√£o da capital, preservando e ampliando √°reas verdes da cidade para evitar problemas ligados à impermeabiliza√ß√£o do solo.

"Belo Horizonte quando foi fundada era chamada de cidade jardim. Hoje nós somos uma cidade com muito mais √°rea imperme√°vel, com dificuldade para a penetra√ß√£o da √°gua no solo. A gente vê o reflexo disso a cada período chuvoso, com alagamentos, enchentes e desmoronamento em √°reas de risco. A gente tem que rediscutir essa política da nossa cidade, nós temos que devolver para a natureza um pouco ou muito do espa√ßo que dela foi tirado. Nós precisamos deixar a cidade, respirar. Nós precisamos deixar a √°gua da chuva ter para onde correr, para construir uma cidade mais viva, mais limpa. Uma cidade do futuro e uma cidade melhor para todos nós", falou ele.

Kalil

Alexandre Kalil (PSD) participou de uma reuni√£o com representantes do setor de cinema

Reprodução/TV Globo

Alexandre Kalil (PSD) participou de uma reuni√£o com representantes do setor de cinema e audiovisual em uma produtora de vídeo, que fica no bairro Santo Antônio, na Regi√£o Centro-Sul da capital.

O encontro realizado no início da tarde foi fechado, sem a participa√ß√£o da imprensa. Alexandre Kalil reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da √°rea cultural durante a pandemia, mas n√£o quis fazer promessas para o setor.

"Nós temos que lembrar que estamos num período, se der tudo certo, pós-pandemia. N√£o tem grandes incentivos, eles j√° têm incentivo. Nós temos que correr atr√°s, ajudar esse pessoal que foi t√£o sacrificado. Agora, como? Hoje eu n√£o sei. Tem esse mund√£o de gente que trabalha em torno disso. Ent√£o a gente n√£o est√° aqui atendendo a meia dúzia de gente que tem até colch√£o para guardar e agora vai ter que gastar um pouco, n√£o. É o povo sofrido que pega o cabo e arrasta para fazer a filmagem".

Fonte: G1

Coment√°rios