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Trem do Subúrbio de Salvador deixará de operar em 15 de fevereiro para início de nova etapa das obras do VLT

Por Agnaldo Santos e Herick Rios em 26/01/2021 às 08:35:05
Deslocamento na região será feito por ônibus que estão integrados ao sistema metroviário a partir de 15 de fevereiro. Trens do subúrbio vão deixar de funcionar a partir do dia 15 de fevereiro.

Divulgação / Secretaria de comunicação Social da Bahia

O sistema de Trens do Subúrbio de Salvador deixará de operar a partir de 15 de fevereiro, para dar início a nova etapa das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT).

Atualmente, o Trem do Subúrbio conta com 10 estações e liga a Calçada a Paripe. Para que a população continue se deslocando na região, o transporte será feito por ônibus que estão integrados ao sistema metroviário.

A implantação do VLT é realizada pelo Governo do Estado em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail e a obra está prevista para ser concluída no prazo de 24 meses. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, foi feito um estudo para diminuir o impacto da mudança na rotina dos moradores da região.

“Foi feita uma avaliação e pesquisa de origem e destino dos usuários de transporte público naquela região e sabemos como eles se deslocam. Os passageiros serão orientados sobre as linhas de ônibus que estão servindo aquela região do subúrbio e que podem ser utilizadas em substituição ao trem”.

Ainda de acordo com o secretário, os veículos estão integrados ao sistema de ônibus urbanos e metropolitanos, além do metrô. Ele explica que ao pagar uma única tarifa os usuários poderão pegar dois ônibus e o metrô.

“Hoje o trem tem uma tarifa simbólica de R$ 0,50 que não corresponde ao deslocamento da cidade. Esses usuários poderão pagar R$ 4,20 numa tarifa integrada. Deixando claro que essa tarifa atual do trem só permite o deslocamento entre Paripe e a Calçada e caso o passageiro necessite ir até o Comércio ou outras regiões centrais da cidade, o usuário paga mais R$ 4,20, ou seja, R$ 4,70. Já estudamos todos os roteiros e sabemos as distâncias do trem para as estações de ônibus e haverá toda uma sinalização e trabalho de informar a população para que entenda como poderá se deslocar neste período”.

A paralisação do trem neste momento irá viabilizar que a via seja isolada, seccionada, colocados tapumes e se inicie a retirada da parte aérea de eletrificação da ferrovia. Logo após será iniciada a prova de carga da via, considerada etapa fundamental para que no futuro sejam fincadas as estacas, depois os pilares e por fim a via por onde irá circular o VLT.

De forma quase simultânea, também serão construídas as estações do VLT. Já os vagões estão sendo construídos na China e a previsão é de que o primeiro deles seja embarcado no país asiático com destino a Bahia já no mês de abril deste ano.

Linhas alternativas ao trem

Após a avalição das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

1614 - Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;

1607 - Barra X Paripe Cocisa;

1550 - Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;

1633 - Ondina X Mirantes de Periperi;

1606-01 – Base Naval Barroquinha;

1606-00 – Paripe X Barroquinha;

1651 - Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;

1637 - Mirantes de Periperi - Imbuí/Boca do Rio;

0706-00 - Nordeste - Joanes / Lobato;

1642 - Lapa X Boa v. Lobato;

1615 - Lapa X Plataforma;

1568 - Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;

L111 - Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás.

1567 - Vista Alegre - Barra

1608 – Paripe X Ribeira

1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária

VLT

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 170 mil usuários por dia, será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. É considerado um meio de transporte rápido, seguro e confortável e deve ser equipado com sistema de ar condicionado e wifi.

A Fase 1 compreende 19,2 km, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 170 mil usuários por dia.

Divulgação / Secretaria de comunicação Social da Bahia

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Fonte: G1

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