Adsense

Repartições e serviços de Salvador têm horários alterados por causa da pandemia da Covid-19; confira

Por Agnaldo Santos e Herick Rios em 22/02/2021 às 21:01:29

Bruno Concha/Secom Salvador

A partir de terça-feira (23), os órgãos e autarquias em Salvador terão funcionamentos alterados por causa da pandemia da Covid-19. Atividades consideradas não essenciais vão funcionar com revezamento de equipes e home office. Já a Justiça do Trabalho decidiu suspender as atividades presenciais.

Pelo 4º dia consecutivo, BA tem maior número de pacientes em UTIs Covid-19

As medidas ocorrem devido ao aumento de casos da doença em toda a Bahia. Na segunda-feira (22), pelo 4º dia consecutivo, a Bahia teve o maior número de pacientes em UTIs Covid-19. A decisão da Justiça do trabalho começa nesta terça e vai até dia 5 de março. As audiências presenciais e semipresenciais também serão suspensas.

Ficam mantidas as audiências presenciais e semipresenciais designadas para esta terça-feira, quando será editado normativo disciplinando as medidas a serem adotadas. Também estão mantidas todas as audiências telepresenciais, bem como as atividades essenciais previstas nos art. 2º e 5º do Ato TRT5 005/2020.

Confira abaixo como será o funcionamento de alguns órgãos públicos:

Prefeituras-bairro

Passarão a atender apenas três serviços essenciais em sua estrutura, sendo eles: dispensação de medicamentos, cadastro e atualização do Cartão SUS e o pré-cadastramento de idosos para vacinação contra a Covid-19.

Para isso, é necessário que o cidadão faça o agendamento antes de ir a uma das unidades, através do site, ou baixar no smartphone o App Fala Salvador Cidadão, disponível para sistemas Android e IOS. Qualquer dúvida poderá ser solucionada através do Disque Coronavírus, no número 160.

Defesa Civil

Será adotado rodízio semanal entre os diversos setores e deslocamento de parte da equipe para o teletrabalho. Haverá ainda suspensão de entrega presencial de lonas, cuja colocação será feita exclusivamente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e fechamento do portão de entrada da sede, monitorado pela Guarda Civil Municipal (GCM). O acesso só será permitido a pessoas autorizadas. A Codesal orienta ainda à população para que utilize o telefone gratuito 199 para suas demandas, evitando dirigir-se fisicamente à sede do órgão.

Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob)

O setor terá seu horário de atendimento reduzido e funcionará das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h. Além disso, o tempo entre um atendimento e outro foi ampliado, para evitar aglomerações no local. Já o setor de Protocolo manterá seu horário de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, apenas para recebimento de documentação.

Os permissionários que necessitem de algum dos serviços realizados pela Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) deverão realizar agendamento prévio através do site.

Transalvador

Prosseguirá com os atendimentos presenciais para defesa, recurso, apresentação de consultor e outros requerimentos administrativos. Para isso, o cidadão deve fazer um agendamento prévio pelo site da autarquia, indo no ícone Agendamento de Serviços.

Recomenda-se ao cidadão que precisa fazer defesa, recurso ou apresentação de condutor infrator optar realizar esses procedimentos por meio virtual. Com o Sistema, toda a documentação poderá ser enviada por meio do site.

Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra)

Também funcionará com esquema de revezamento entre os servidores e colaboradores. A escala de rodízio será cumprida de modo presencial e por meio do home office. O atendimento ao público será realizado de uma pessoa por vez. Para evitar filas, serão distribuídas senhas de atendimento com hora marcada para o mesmo dia.

Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT e do Centro Municipal de Referência LGBT

Atendimento serão realizados de forma virtual, através do site da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). Serão mantidas, também de forma virtual, as reuniões, agendas de trabalho e comissões.

Centros de Referência Especializados de Atendimento à Mulher

O centros Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II, e Loreta Valladares, nos Barris, vão estar fechados. Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) manterá o atendimento 24h por direcionamento da rede de atendimento/assistência, ou através dos telefones (71) 3611-6581 / (71) 98507-5609 (plantão), ou pelo e-mail [email protected] .

Equipamentos culturais

A sede administrativa da FGM irá suspender o atendimento presencial ao público. O contato poderá ser feito por meio do telefone (71) 3202-7800 e através do e-mail [email protected] salvador.ba.gov.br. Os espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) também estarão fechados temporariamente.

A FGM é responsável pela Casa do Benin, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, CEU de Valéria, Cajazeiras e Centro), Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e as bibliotecas Nair Goulart (CEU de Valéria), Denise Tavares (Liberdade) e Edgard Santos (Ribeira).

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

Adsense