Adsense

Triplex do Guarujá e sítio de Atibaia: relembre as condenações de Lula na Lava Jato no Paraná

Por Agnaldo Santos e Herick Rios em 08/03/2021 às 16:28:50

Rodolfo Buhrer/Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado em dois processos da Operação Lava Jato no Paraná. Tratam-se dos casos do triplex no Guarujá (SP) e do sítio em Atibaia (SP). Ele também é réu em outra ação que investiga lavagem de dinheiro em doações para Instituto Lula.

Esse processo foi suspenso temporariamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em dezembro de 2020. Lula se tornou réu em outubro do ano passado.

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) diz que o instituto recebeu R$ 4 milhões da Odebrecht, entre dezembro de 2013 e março de 2014, disfarçados de doação.

Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato

O ex-juiz Sergio Moro, que atuava na 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, condenou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, em julho de 2017. Foi por essa condenação que ele foi preso.

Em fevereiro de 2019, o ex-presidente foi condenado pela juíza substitua Gabriela Hardt a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro.

Triplex no Guarujá

Lula foi condenado pela ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.

Na sentença, Moro citou documentos e depoimentos que comprovaram que apartamento no litoral de SP era destinado ao ex-presidente. O documento disse ainda que havia “provas documentais” e que Lula “faltou com a verdade”.

Esta foi a primeira vez, na história, que um ocupante da Presidência foi condenado por um crime comum no Brasil. À época, Moro determinou ainda que Lula não pode exercer cargo ou função pública.

Esta reportagem está em atualização.

Vídeos da Operação Lava Jato

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

Adsense